quarta-feira, julho 25, 2007

Dean Karnazes


O seleto mundo de ultraendurance cresce aos poucos, limites deixam de ser uma barreira e esses atletas ultrapassam seus limites e criam uma nova dimensão na capacidade humana de resistência.
Dean Karnazes é um dos maiores exemplos desses atletas. Começou no mundo da corrida as 30 anos, depois de 15 anos de sedentarismo, praticou esportes até os 15. Ele virou um icone em provas de ultraendurance, como ultramaronas até 200km, triathlons, ironmans, ultramans, travessias aquaticas e corridas de mtb que duram mais de 24hs. É a unica pessoa até hoje que correu 366km sem parar. Recentemente lí seu livro, o Ultramaratonista, ou Ultramathon man. Neste livro cosntatei o que já havia aprendido na fac. de Ed. Fisica e na prática também, que para provas longas, temos de ter massa muscular, não trabalhar apenas para evitar lesões e ganhar potencia, e sim trabalho de hipertrofia muscular, pegar pesado mesmo, claro, de acordo com a periodização dos treinos e de seus objetivos pessoais.

quinta-feira, julho 19, 2007

Fotos do Triathlon no Pan

Equipe prestigiando o triathlon do Brasil

Mariana ohata, melhor brasileira no pan, 6º colocação

Sandra Soldan

Carla Moreno


Ohata, atrás da canadense











Uma cerva para aliviar o calor...
















Antonio Marcos





Pelote masculino















Nosso amigo e arbitro da FTERJ Pedrosa






Raphael vai acabar virando fotografo oficial do blog


Lagada foi no forte Copacabana













































terça-feira, julho 17, 2007

Triathlon Panamericano


Mais uma vez faltou jogo de equipe...uma pena, pois nossas meninas tinham chances de levar medalhas. As justificativas são muitas, cada uma treina com um técnico diferente, a CBTRI não banca para um trabalho em grupo, etc. entendo a posição de nossas meninas, afinal não existe esse pensamento por parte dos dirigentes.
Minha opnião como torcedor e amante do esporte e que deveria ter uma outra atleta, como a Ana bocanera, que é excelente nadadora e ciclista, mas que não tem uma corrida tão forte como as outras meninas, para fazer um trabalho puxando as outras no pedal, não sei qual das 3 (carla, mariana e soldan) sairiam para dar lugar a Bocanera, pois as tres são excelentes corredoras, mas acredito que a carla e ohata estão numa melhor fase que a sandra.
Vamos ver se depois desse replay de san domingo, a Cbtri vai valorizar mais nossos atletas e começar um trabalho em conjunto visando Pequim.


No masculino os rapazes até que tentaram, com Virgilio e Antonio Marcos fazendo muita força para buscar o pelotão de Juraci Moreira, até que conseguiram, mas aí não tinham mais pernas para acompanhar o resto da galera. Juraci sofreu no pedal, pois os canadenses e os americanos, colocaram ele para puxar o pelote, mas com uma corrida excepcional, ele consegui buscar os lideres e por muito pouco não pega o ouro. Aí voltamos ao mesmo erro das meninas, faltou um atleta para puxar o juraci no pedal, pois se isso ocorresse, com certeza a medalha seria a dourada.


Acredito que provas sem vâcuo seriam a solução para este tipo de problema, pois deixaria tudo mais justo e voltariamos a verdadeira essência do triathlon, que é saber qual o melhor atleta nas TRES modalidades.

segunda-feira, julho 02, 2007

Subida da Vista chinesa

Que prova confusa !!!!!!
Mas valeu, pois foi um treinão.
Primeiro o atraso para a largada e a confusão de informações.
Havia me inscrito na categoria MTB, mas quando soube que a cat.triatleta teria corrida também, passei ara ela. Na verdade não teria transição, mas fariamos as duas provas, primeiro os 5km de corrida, largando junto com a corrida, depois a van nos levaria novamente para a largada, onde pegariamos a bike e aguardariamos a largada da categoria speed, quer dizer, mais ou menos 30´de espera de uma para outra.
Primeiro largou a corrida, sai devagar e aos poucos fui apertando o passo, subida bem puxada, 5km realmente bem ingremes, pior que a subida do Cristo, fechei com 0:28,20 fui o 6º na categoria triatletas (entre 11), o primeiro a chegar fechou com 0:21´.
As 9:00 largou a categoria speed elite, fiquei impressionado com a velocidade que os caras largaram, pareciam que estavam no plano. Depois foi a largada speed até 44 anos, 1 minuto depois acima de 44 anos. 1 minuto após largavam os triatletas e por ultimo a categoria MTB.
A largada dos triatletas foi com direito a tombos e muita confusão, já que largavamos numa subida, ficava difícil encaixar o pé no pedal, graças a Deus comecei sem problemas, mas confesso que sofri muito no pedal, mesmo na relação mais leve parecia que estava pedalando na mais pesada (como fez falta minha MTB), já estava sem posição para pedalar, sentado doia a lombar e em pé o lactato queimava minhas pernas, mas quando ví o 1º da categoria MTB chegando perto de min (tinham largado 1´atrás), apertei para não deixar eles chegarem e consegui fechar com 0:29´, quas 1 minuto mais lento que a corrida.
A organização até que não foi das piores, com direito a gatorade, barra de proteinas e frutas na chagada.
Essa prova valeu, para ver que preciso perder peso para essas provas mais curtas, pois sofri um pouco naquelas subidas.

Ironman Alemanha

Nosso amigo Sergio "china", concluiu com sucesso o Ironman da alemanha, fechou com o tempo de 12:43 hs.
Parabens Sergio !!!!!!!
Em breve mais fotos e notícias.