quinta-feira, junho 05, 2008

Meu Relato IM



Falar sobre o ironman vem se tornando uma coisa natural para min, quanto mais faço, mais apaixonado fico pela prova, posso dizer que me diverti para caramba !!! isso mesmo, a prova foi uma grande diversão para min. Procurei fazer o que faço nos treinos, afinal meu objetivo principal é não terminar quebradão, gosto de chegar bem, ficar lá na massagem conversando com a galera que já chegou e que ainda está chegando, gosto do clima todo que rola antes, durante e pós prova, me sinto em casa, posso afirmar que alí é meu lugar, onde me sinto vivo, é de onde tiro energias para levar a vida adiante, sempre procurando ser uma pessoa melhor após cada prova de Ironman que participo.
Quanto ao tempo total, mesmo a prova estando com condições difíceis, (principalmente na natação) consegui baixar um pouco meu tempo total, que muitos podem dizer que é sacanagem minha, mas podem ter certeza que meu objetivo principal é concluir bem a prova, aproveitando cada minuto, o tempo é consequencia.
Vamos parar de enrolação e começar o relato; cheguei em Floripa na quarta feira dia 21 de maio, meu aniversário, fui com a esposa e o grande brother Bruno "el loco" viana, e sua noiva elaine.
Chegando na pousada encontramos o anderson e o tobias (a&t endurance) com sua familia já instalados. A tarde encontramos meu outro parceirão Francisco "chicão e seu filho thalles, saimos a noite para comemorar o niver, para variar o prato foi massa e cerveja, minha dieta principal rsrsrsrsrs.
Na quinta começou a chegar mais gente; Marcelo Romero e Carol, Cris, Diana, Carla Guerra, Claudio, Felipe, Walter, entre outros, enfim, a pousada começou a encher e a emoção do Ironman tomava conta de todos.
Sexta chegaram os brothers Rogério "wolwerine" e Fernando "maratonista profissional" e Flavio ... blz, grupo completo !!!
Os dias estavam simplesmente sensacionais, calor (não muito forte, 30º a 33º ) e ceu azul...pouco vento, mar calmo...enfim as condições estavam ideias para nossa galera que já está acostumada a treinar em condições de sol extremo, mas rondavam boatos que uma tempestade extra tropical chegaria a ilha de sabado para domingo...graças a Deus ela só chegou na segunda, e mais fraca que era esperada.
Sabado para domingo após uma relaxante massagem de minha esposa, apaguei...dormi lá pelas 22:00 h. acordei as 3:30 hs, super disposto e me sentindo uma pilha humana de tanta energia acumulada, coloquei o mp3 no ouvido com minha seleção de músicas para escutar naquele momento...rolava metallica, linkin park, sepultura, rage against the machine, audioslave, detonautas e um Bob Marley também...comecei a acordar todo mundo e partimos para Jurere internacional as 4:15h. chegando lá, estava tudo tranquilo, sem problemas para numerar, dar uma olhada na bike e nas sacolas de transição...mais uma relaxada escutando musica na area de transição, roupa de borracha colocada, muitas fotos na saida e lá fomos nos rumo as areias da praia...mais uma vez o nascer do sol foi coisa de cinema, fizemos nosso roda, o grande Bruno puxou um pai nosso com todos abraçados...muita emoção...e partimos rumo aos 3,8km de natação. Muita correnteza para o lodo oposto da chegada...não estava acreditando que a natação estava tão ruím...ao sair da primeira boia, ví meu tempo e constatei que estava mais ou menos 9 minutos a mais que o normal, parti para a segunda volta...a areia não chegava nunca...saí da agua com 1:21hs, em torno de 15 minutos a a mais do tempo que achava que daria para fazer, pensei logo; nadei mal.
Fiz uma transição tranquila, peguei a bike, bastante hidratação, um gel para dentro e comecei o pedal bem tranquilo...muita gente...nas subidas estava dificil de ultrapassar...não tinha como a galera não andar proximo, mais aí usei minha experiência de mountain bike, coloquei no pratinho e comecei a girar bastante ultrapassando todos...meu pedal estava afiado...valeram os treinos de mountain bike, as provas de cross triathon e muitas aulas de spinning. cotinuei num ritmo legal, mantendo sempre velocidade entre 36km/h e 42km/h. após o tunel davamos 4 voltas proximo ao aeroporto, sempre retornando até o tunel, até que eu gostei desse novo formato...enquanto fechava a primeira volta, ví o claudio (bom nadador) e logo atrás dele o anderson (sempre sai junto comigo da agua) mais ou mesnos uns 5 a 6km atrás de min, então pensei logo; minha natação não foi ruim !!! parti para fechar a primeira volta, me sentindo muito bem, conseguindo manter o ritmo o tempo todo, no retorno dos 90km peguei o special needs mas ao começar a pedalar (já tinha embalado o ritmo) cairam todas minhas coisa do special needs (sanduiches de queijo, castanha, banana e barra de proteinas) só consegui guardar 3 saches de gel...um rapaz que viu, ficou com pena e me deu um pacotinho de club social. Continuei mantendo o ritmo na ultima volta...muito giro nas subidas, sem pedalar nas descidas, atingindo velocidade de 68km/h !!!! nos anos anteriores sempre sentia a perna final do ciclismo (principalmente depois do 160km)...esse ano o corpo (e a bike ) pediam mais !!!! soca, soca até o final; resultado; recorde pessoal no pedal, 5:32 hs para os 180km (média de 33,4).
Mais uma transição tranquila, ao tirar o capacete, senti um pouco de dor de cabeça...não sei se foi porque usei o um capacete aero ao qual não estava acostumado e apertou um pouco...tomei um dorflex, gatorade, pão, banana, red bull e parti para os 42km de corrida. Iniciei bem conservador, trotezinho, passando como um reloginho pelos kms (6min. por km), a primeira volta de 21km demorou um pouco para passar, mas curti muito...vários rostos conhecidos, outros não...alguns sorriam, outros faziam cara feia e alguns semplesmente não tinham expressão, tamanho o cansaço. a primeira volta de 10,5km passou muito rapida, ao iniciar a ultima meu ritmo deu uma baixada...tomei um reidrat que levei no bolso, comi uma banana e continuei ... encontrei a Diana iniciando sua maratona, corremos juntos por menos de 1km mas sua companhia foi de suma importância para eu voltar ao ritmo proposto...daí em diante a prova aconteceu rapido demais...comecei a passar muitas pessoas e entrei na avn dos búzios, que fecha a prova...mais ou menos 3km de reta, que eu chamo de "caminho da felicidade"... fui forte até a chegada para finalizar a maratona em 4:12h e a prova toda em 11:27h.
Quem já fez sabe da alegria, quem pretende fazer, vale a pena o esforço e o investimento...uma prova que te aproxima de Deus, muda seus conceitos e te transforma numa pessoa melhor em todos os sentidos.
Aguardo todos em 2009 nas areias de Jurere para alinhar na largada.

2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/---------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo-
Grande Perez blz meu amigo homem de ferro, apaguei a msg anterior pq continha erros. Te chamei de homem de ferro pq quem faz ironman tem que ser de ferro mesmo. Parabéns por mais um desafio completado a medalha é linda. Concorco plenamente com vc nas corridas temos sim que correr e chegar bem e inteiro e se vier pódio isso é consequencia dos treinamentos.
E ai vai correr a corrida da Nike amanhã eu vou se for nós encontraremos lá.
Um abraço e bom final de semana.
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com