domingo, maio 17, 2009

A importância do descanso

corredor que leva a finish line em kona


Desde que comecei os treinos para o Ironman, acho que não passei um dia seguer sem treinar, sendo dando aulas de bike indoor, ou nos proprios treinos. Ontem como o tempo estava ruim, não iria para estrada mesmo, resolvi então fazer um treino de mountain bike + corrida, acordei sabado de manhã, comecei a arrumar as coisas, mas de repente bateu uma preguiça e pensei; "sabe de uma coisa, vou é descansar hoje !!! "... fiquei com as pernas para o ar, comecei a arrumar as malas, pois na sexta embarco para Floripa, fui na feira comprar umas frutas, tomei um caldo de cana e comi um pastel. Almocei uma bela macarronada a bolonhesa e dormi a tarde toda. A noite fiquei jogando psp, olhando o computador, ví o filme novo do wolwerine e fui dormir umas 22:00h. No domingo acordei as 7:30h, sai para correr as 8. O impressionante foi perceber como um dia de descanso total me fez bem ! a corrida saiu facil !!! fui fazer nosso percurso com subidas, sempre acelerando nas mesmas e me sentindo bem o tempo todo...com mais ou menos 1 hora de corrida cruzei com o Rogério subindo a São Felix, acabamos rodando juntos, continuei o ritmo que vinha fazendo e o Rogerio falou; "tá empolgado hoje hein ?:???" mas a corrida estava fluindo, tava gostosa...mantinha o ritmo sempre abaixo dos 5´por km... acabei fazendo 2h fechando o treino bem forte.


Sabemos que o descanso faz parte do treino, mas os afazeres diarios, a preocupação em fazer uma boa prova acaba fazendo que deixemos essa questão de lado...acabo dizendo; " hoje vai ser só um giro" ou " só um trote", mas hoje senti a importancia que o descanso faz no nosso rendimento. Ainda bem que vou ficar uma semana em Floripa de molho.


seguem os treinos feitos na semana:




seg - bike indoor - 3:30h




ter - bike indoor - 2:50h




qua - natação 100 solto / 800 forte / 100 solto - 20´


bike indoor - 3:50h




qui - bike indoor - 2:50h


corrida ritmo 75 a 80% - 1h (+- 13km)




sex - corrida confortável - 65% - 40´(+-8km)


natação - 1500 mts (25´)


bike indoor - 2:10h




sab - descanso




dom - corrida ritmo 80 a 85% - 2h (+-25km)




total da semana - natação - 2500 mts ( 45´) / bike indoor - 15:10h / corrida - 45km ( 3:40h)


total em horas - 19:35h







Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, muito legal o post... E motivador para quem está começando... Estaremos na torcida e desejamos uma excelente prova. Abração. Tuco