segunda-feira, novembro 08, 2010

Relato maratona cross country de Buzios

Foi uma prova MARAVILHOSA, em todos os sentidos, percurso lindo e desafiador, nivel de dificuldade alto e acrescentou dificuldade a mais devido a forte chuva que caiu nos 2 dias anteriores. A organização estava boa, não faltou a agua (3 em 3 km), 2 pontos com gatorade, policia militar auxiliando nos trechos de maior movimento e o kit da prova estava legal, com camisa dry fit e viseira. Fui melhor que imaginei, pensei que iria terminar com um tempo em torno de 5 a 5:30h, ainda mais com o percurso mais dificil devido as chuvas, mas esse foi um daqueles dias em que tudo dá certo, acordei bem, me alimentei a prova toda e meu ritmo foi crescendo durante a prova.
As 6:45h de domingo, lá estavamos eu, meus brothers Brunão e Rogério, meus alunos que iriam participar da prova também; bruno Rocha, Alexandre Brasil e Marcelo campos. Muitos rostos conhecidos na largada, a maioria dos participantes estava no revezamento de 10km e 21km, no solo eram poucos. Após o Hino Brasileiro largamos pontualmente as 7h, saimos conversando e brincando num ritmo bem tranquilo, o primeiro trecho da prova não era dificil, subidas e descidas em trechos de paralelepido e asfalto, estavamos todos juntos em quase todo o primeiro trecho, e o Rogerio com aquela mania dele de falar: " vamos juntos o tempo todo..." para ele ir avaliando como estamos e não chegar atrás rsrsrsr. Nas descidas acabava aumentando o ritmo naturalmente, e acabei ficando um pouco na frente da galera, no final do primeiro trecho, chegavamos a praia da ferradura e pegavamos trechos de areia até fechar os primeiros 10,5km. o segundo trecho da prova já começava com uma pirambeira de terra e pedras, com uma parte em que tinhamos de escalar uma pedra e continuar subindo para descer no mesmo trecho de pedra e terra, cuidado redobrado aqui, pois estava escorregadio. Dalí partimos para praia de ferradurinha e geribá, Karen e elaine estavam lá tirando fotos e dando força, pegamos um trecho de estrada de terra até a praia de tucuns, onde a areia era fofa e irregular. No final da praia era o revezamento dos 21km e começavam as pirambeiras do trecho com maior inclinação da prova, aqui as subidas estavam um sabão, muita lama e subir só de quatro e se agarrando nos matos, tomando muito cuidado pois no meio do mato tinham cactus, tive que ir devagar pois era um trecho que só passava um e tinha um japinha na minha frente muito devagar, dava um passo, voltava quatro...até que ele escorrecou e começou a descer quase me derrubando, ainda tentei segurar o braço dele mais não consegui. Continuei firme e começando a passar muita gente inclusive do revezamento, após esse subidão de 1km, que levei 15´para passar começaram as descidas...aqui me larquei, desci bem rapido ultrapassando muitas pessoas até chegar a um trecho plano dentro de uma comunidade, neste momento meu ritmo fois crescendo, fiquei com medo pois ainda era km 26, mas estava me sentindo muito forte. Continuei até atravessar a estrada e ir para o outro lado de Buzios, aqui entravamos num trecho de mata fechada, chamado fazendinha, algumas subidas e toma descida até chegar ao mangue. No mangue muita agua devido as chuvas, trechos com agua acima da canela, sai do mangue e fui em direção ao terceiro trecho, ultimo revezamento, km 31, entei na praia rasa e fui até manguinhos, um trecho longo de areia dura, aqui dava para aumentar o ritmo, ainda estava me sentindo muito bem, as pernas soltas apesar das subidas e descidas, deu para puxar um pouquinho, me surpreendi pois passei atletas que em geral chegam na minha frente em outras provas e os caras estavam quebrados e eu me sentindo bem, continuei até chagar no final da praia de mangunhos, era um trecho que parecia outro planeta, pedras e areia com muito limo e uma vegetação muito diferente, no final passei por um trecho chamado costeira onde iamos por pedras, subindo e descendo pela beira do mar, chegando na praia da tartaruga, no final da praia uma subida estreita e com muita lama, aqui era meio perigoso, pois ficou alto e não tinha nenhum tipo de proteção ao lado, quer dizer se caisse ia ser serio, continuei num trecho de subida que era a ultima da prova, desci e sai atras da praia da tartaruga, um trecho de estrada de terra e saiamos na estrada proximo ao centro de buzios, ciclovia até a entrada da rua das pedras aumentei o ritmo de fechei a prova com 4:46h.
Minha alimentação e hidratação na prova foi a seguinte:
Agua o tempo todo, gel de 40 em 40 minutos, uma barra de proteina com 10km, 250ml de R4 no km 15, 1 saquinho de 50g de castanha de cajú no km 18, outra garrafa de R4 com km 25, 1g de sal de cozinha no km 30 e uma banana no km 38.
minhas parciais:
10km - 1:05h
20km - 1:08h
30km - 1:15h
do 30 ao 42 - 1:16h
total da prova - 4:46h
no proximo post seguem as fotos e resultados meu e da galera.

8 comentários:

Unknown disse...

Antonio, parabéns pela prova!!! Como sempre mais um desafio foi superado.
Raphael Correia

Kadi disse...

Parabéns!!!! arrebentou!!!! esse ano não deu para ir... fica para o ano que vem... bjs.
Diana

Anônimo disse...

Parabéns pela grande prova, gostei do relato a pergunta que não quer calar e o Brunão? e o Rogerios?? Cadê o relato deles???? kkkkkkkk

Anônimo disse...

Chicco -Parabéns pela grande prova, gostei do relato a pergunta que não quer calar e o Brunão? e o Rogerios?? Cadê o relato deles???? kkkkkkkk

Bruno Viana disse...

Aí galera, taí o meu relato. É so acessarem.

http://blogsports4you.wordpress.com/

Antônio, ano que vem tem mais. Se eu não errar o caminho como foi nesse ano vou te atropelar, hein!!!!! rsrsrsr

Anônimo disse...

quer dizer que eu fiquei resumida a varios rostos conhecidos?não sou mais sua amiga rscris leal

Maique Caetano disse...

Cara parabéns,sou aluno de Educação Física aqui em Petrópolis, estou querendo começar a correr e gostei muito do seu relato parabéns!!!

Maique Caetano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.